Artesanato em Lã de Garruchos.
Quem passou pelo Pavilhão da Agricultura Familiar durante a ExpoSão Luiz, realizada de 27/09 a 1º/10, em São Luiz Gonzaga, pode visualizar a diversidade e a qualidade do artesanato em lã desenvolvido na região missioneira. Com apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo e da Emater/RS-Ascar, o Grupo Mulheres Integradas de Garruchos demonstrou o resultado do trabalho realizado na comunidade de São José Velho.
São elaboradas peças artesanais diversas, com destaque para o artesanato da lã oriunda da ovinocultura local, transformada num processo artesanal em palas, xergões, coletes, mantas e outras peças artesanais. São diversas as técnicas utilizadas para colocar a criatividade e as habilidades em práticas, entre elas, a tecelagem, tricô, macramê e feltragem, com fiação totalmente natural ou lã top.
O grupo surgiu em 2009, a partir de um projeto desenvolvido com recursos da Endesa Cien e apoio da Prefeitura, resgatando e valorizando a identidade cultural missioneira. Desde então busca aperfeiçoamento nas áreas de artesanato em lã, costura e serigrafia e contam com o apoio da Emater/RS-Ascar nas ações associativas.
Com a organização em Associação, as artesãs ampliaram as possibilidades de comercialização e de geração de renda, fornecendo seu produto para diversos espaços, entre eles, a Barraca Missões.
Atualmente, a Emater/RS-Ascar estima que existam aproximadamente 7.500 cabeças de ovinos em Garruchos, sendo principalmente das raças Texel, Ideal e Corriedale. A principal finalidade desta criação é a produção de carne para consumo em pequenas propriedades e a venda da lã.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar- Regional Santa Rosa.
Garruchos