EVENTO ALUSIVO AO OUTUBRO ROSA

Saúde - Segunda-feira, 31 de Outubro de 2022


EVENTO ALUSIVO AO OUTUBRO ROSA

Na manhã de hoje (31/10), no Centro Cultural da EAC no município de Garruchos e à tarde, no Salão de Convivência do Idoso da Comunidade de São José Velho, o CRAS Bem Viver em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um evento alusivo ao Outubro Rosa.
 

Enfermeiras da ESF1 e ESF2, iniciaram com uma pequena palestra a respeito da importância da prevenção, cuidado, autoteste e exames de mamografia. Aproveitaram para orientar as mulheres da forma correta para realizar o autoteste, e que em caso de dúvidas, deve-se procurar o Posto Municipal de Saúde, que está à disposição para consultas, testes e exames.
 

A profissional de educação física, Juliana Leal, deu sequência nas atividades explicando a importância do autocuidado, ressaltando que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é indicado de 150 a 300min de atividade física por semana para todos os adultos, reduzindo assim as chances de doenças, incluindo o câncer.
 

Em seguida, o Psicólogo, João Francisco Greff do Amaral iniciou uma palestra com a temática “Atenção à Saúde Subjetiva”. Salientou que o outubro rosa é uma campanha alusiva à prevenção do câncer de mama, que tem como público-alvo mulheres das diferentes faixas etárias.Dentre os assuntos abordados, o ponto focal foi as redes de apoio após o diagnóstico da doença, sendo elas a família, o meio social (equipes, saúde e centros de referências), os amigos e a fé. Ressaltou a importância de realizar atividades que despertam interesse e conexão com a vida, participar de espaços de escuta (das ansiedades e medos), praticar atividades artísticas que expandem o contato com o lúdico, cultura e mundo ao redor para fortalecer a autoestima da mulher. João Francisco, iniciou e finalizou a palestra tocando violão e cantando, deixando todos animados.
 

Foram sorteados diversos brindes.
 

Após as atividades disponibilizaram lanches, como salgados, bolos, chá e café.
 

O evento oportunizou reflexão, conhecimento e muita diversão.
 

A Coordenadora do CRAS Bem Viver, Rita Bialy e a Secretária da Saúde, Isabel Greff do Amaral agradeceram aos parceiros e a presença de todos.
 

Prefeitura Municipal


Garruchos