Saúde - Segunda-feira, 01 de Abril de 2024

Abril azul e verde

Autismo e segurança no trabalho

Abril azul e verde

ABRIL VERDE:  é uma campanha de conscientização que acontece durante todo o mês de abril sobre segurança no trabalho e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, que tem como objetivo de sensibilizar trabalhadores, empregadores e a sociedade em geral sobre a importância de adotar medidas de segurança no ambiente de trabalho e prevenir acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países com os maiores índices de ocorrência de acidentes do trabalho, conforme os dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os acidentes de trabalho afetam não só a vida dos acidentados, mas também de muitas outras pessoas, como os familiares, amigos, colegas de trabalho, entre outros.

Na verdade, afetam toda uma sociedade, inclusive em termos financeiros, pois pode chegar a trilhões de reais gastos em despesas diretas e indiretas relacionadas aos acidentes de trabalho.

Dessa forma, a fim de melhorar esta realidade, foi criado o movimento denominado abril Verde, que foi idealizado com o intuito de contribuir e beneficiar os empregados e empregadores no âmbito da Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e, consequentemente, melhorar o retrato do Brasil neste quesito.

Foi escolhido o mês de abril para marcar o movimento, devido a duas datas importantes relativas ao assunto, uma das datas é o Dia Mundial da Saúde, celebrada em 7 de abril, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que define o conceito de saúde como um “completo bem-estar físico, mental e social”.

A outra data é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrada no dia 28 de abril, escolhida em homenagem às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina do estado da Virgínia, nos EUA, que aconteceu no ano de 1969 e matou 78 trabalhadores.

Em relação à cor que marca o movimento, foi eleita a cor verde por estar relacionada aos cursos da área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Além disso, o símbolo da campanha é um laço verde, que representa a luta pela vida e pela saúde no ambiente de trabalho. O uso do laço verde é uma forma de mostrar solidariedade às vítimas de acidentes e doenças ocupacionais e de incentivar a prevenção desses problemas.

Vale destacar que o mês de abril foi eleito como um período de fortalecimento do movimento, mas que as ações e a conscientização devem perdurar todo o ano, em busca de melhorar a segurança e a saúde no trabalho.

ABRIL AZUL: O Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como Transtorno Autista, Autismo na Infância ou Autismo Infantil, foi descrito pela primeira vez em 1943 pelo médico Leo Kanner.

No ano de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo visando aumentar a conscientização em níveis social, familiar e em relação às crianças.

Após acompanhar 11 crianças com sintomas semelhantes, ele as diagnosticou com um distúrbio inato do contato afetivo, além de descrever de maneira cuidadosa e detalhada todos os sintomas expressos por esses pacientes.

Nessa descrição, havia duas características essenciais para o diagnóstico: o isolamento social e o comportamento de insistência persistente.

Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada 160 crianças é diagnosticada com autismo. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas têm esse diagnóstico.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, é uma condição que ocorre por falha no desenvolvimento cerebral (neurodesenvolvimento), que tem como características déficits na comunicação, interação social e comportamental.

Os sintomas aparecem logo no início do desenvolvimento da criança e são classificados como leve, moderado e severo.

Leve: os sintomas são menos intensos, permitindo que a pessoa afetada se comunique e se relacione com outras pessoas com relativa facilidade;

Moderado: os sintomas são significativos e a pessoa afetada precisa de suporte para se relacionar com outras pessoas e realizar atividades cotidianas;

Grave: os sintomas são graves e a pessoa afetada necessita de atenção e suporte tanto para a comunicação quanto para realizar atividades do dia a dia.

Diversas pesquisas científicas indicam que existem fatores que influenciam no desenvolvimento da criança e a deixam mais propensa a ter autismo, tais como questões ambientais, fisiológicas e genéticas.

A campanha Abril Azul tem como objetivo conscientizar sobre a importância de falar sobre o autismo e levar informações para a sociedade em geral, a fim de quebrar estigmas e discriminação.