Cultura - Segunda-feira, 14 de Novembro de 2022

Retorno do evento REFRI FEST em Garruchos

Vem acompanhar a matéria e as fotos do momento

Retorno do evento REFRI FEST em Garruchos

Na tarde deste sábado (12/11), no Ginásio Poliesportivo Manoel Batista de Garruchos, a Secretaria da Educação, promoveu o REFRI FEST, evento realizado em homenagem a aquele que idealizou essa festa, que dedicou a sua vida para levar um pouco daquilo que sabia aos grupos de danças, o professor, Jorge Barcelos.

O Refri Fest se originou do Grupo de Danças Folclóricas Sarandeio, grupo este organizado e orientado pelo saudoso Professor, Jorge Barcelos, um grande incentivador da cultura gaúcha e preocupado com jovens e crianças que não tinham atividades fora do meio escolar.

Esse evento, com apoio e participação dos pais dos integrantes, além de trazer recursos financeiros para manter o Grupo Sarandeio, também servia como integração e valorização dos trabalhos, chegando a reunir 100 jovens artistas da região e da Argentina.

Nesse ano, o evento contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas, dentre elas os participantes dos grupos de danças que oportunizaram uma linda apresentação, sendo eles:

Grupo Novas Querências da localidade de São José Velho e Grupo Sarandeio da zona urbana de Garruchos, nas categorias mirim e juvenil contando com 64 componentes, representando o setor de cultura da Prefeitura Municipal de Garruchos.

Grupo Herdeiros do Betão, na categoria pré-mirim e mirim, com um total de 19 componentes e Grupo Luzeiro na categoria juvenil, contando com 12 componentes, ambos de Santo Antônio das Missões representado o Piquete Farrapos.

E o Grupo Liberdade de São Nicolau, na categoria pré-mirim, mirim e juvenil, contando com mais de 32 componentes representando o CTG Primeira Querência do Rio Grande.

Foi concedido troféu a todos os grupos participantes. Após as apresentações, a animação ficou por conta da Banda 4 Elementos.

A secretária, Verônica Amarilho, concluiu agradecendo a todos que estiveram presentes, em especial aos grupos que vieram de São Nicolau e Santo Antônio das Missões para participar. Ressaltou que se alegra em ver a evolução dos grupos de Garruchos, que é grata pelo empenho e dedicação dos mesmos. Finalizou agradecendo aos parceiros que ajudaram na organização, oportunizando esse lindo dia para todos que estavam presentes.

Grupo de ex-alunos do professor, Jorge Barcelos, que se fizeram presentes