Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Garruchos, quinta-feira, 06 de outubro de 2022 Telefone (55) 3613-7362

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 16h30min.

Quin
06/10
Chuva
Máx 27 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
07/10
Poss. de Pancadas de Chuva
Máx 23 °C
Min 13 °C
Índice UV
10.0
Sáb
08/10
Predomínio de Sol
Máx 29 °C
Min 11 °C
Índice UV
10.0
Domi
09/10
Possibilidade de Chuva
Máx 19 °C
Min 11 °C
Índice UV
10.0

Educação - Terça-feira, 13 de Setembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Semana Farroupilha inicia em Garruchos

Chegada da chama crioula na praça ocorreu na manhã desta terça-feira.


Semana Farroupilha inicia em Garruchos

Nesta terça-feira, 13 de setembro, teve início a semana farroupilha em Garruchos, na oportunidade a comunidade recebeu cavalarianos com a chama crioula na praça do município, oportunidade que o homenageado da semana, senhor Manuel Balejo realizou o acendimento na chama. 

O hoemnageado, Manuel, é um gaúcho nascido e criado neste chão Garruchense, na localidade de São Lucas. O qual iniciou sua trajetória de vida com momentos marcantes de muita dificuldade, já aos três meses de gestação de sua mãe Ernestina Ballejo de Ávila, perde seu pai de forma trágica e no ventre de sua mãe se desenvolveu sem ter por perto a figura paterna, vindo ao mundo em uma quinta-feira Santa. 

            Sua mãe mais tarde casou-se novamente, com um cidadão Argentino compôs nova família, no outro lado do rio Uruguai, tendo seu Manoel irmãos e demais parentes, nesta pátria vizinha que compartilha costumes com nossa pátria e desde muito tempo é palco destas travessias, onde vidas se cruzam e se entrelaçam, sabe poucas notícias dessa família, alguns encontros ocorridos á pouco tempo, com auxílio das redes sociais.

            Nestes pagos, outrora povoado por gado, se criou na lida de campo, junto a seus avós maternos, tendo seu avô Cassiano Ballejos como sua referência. Adquiriu habilidade de cavaleiro, manejador do laço, domador, esquilador e tropeiro, essa última sua profissão, pois conduzia tropas de gado até Bossoroca para serem carregadas no trem.

             Quando já adulto constrói sua própria família, casando-se com Malvina Gonçalves de Ávila e tendo 10 filhos, Cladenir, Clessi, Marlene, Moacir e Marli (gêmeos), Valmir, Jauri e Janice (gêmeos), Nelson Antônio, Maria Leda, e destes se somam a família 24 netos, 7 bisnetos e 1 tretaneto.

            Hoje com 91 anos nos serve de exemplo, pois já dizia Paixão Cortes que ser gaúcho é um estado de espírito, é um amor por nossa tradição, seu Manoel representa para todos nós esse espírito gaúcho, de manter viva a cultura aprendida nesta vida simples e de lida campeira, com força e determinação segue sua jornada e hoje nos emociona com sua participação.

 

Festejos:

 

Os festejos farroupilhas em Garruchos seguem durante todo a semana, com grande programação junto aos piquetes do município. 

 

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Todos contra o Covid-19

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 30/09/2022

Portal atualizado em: 05/10/2022 15:24:27

Prefeitura Municipal de Garruchos - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.