Saúde - Sexta-feira, 12 de Abril de 2019

Garruchos realiza conferência da saúde

Garruchos realiza conferência da saúde

No dia 10 de abril de 2019, foi realizada a V Conferência Municipal de Saúde do município de Garruchos, no plenário da Câmara de Vereadores. Contando com a participação de mais de 90 pessoas onde puderam refletir, discutir e levantar propostas que possam contribuir para a melhoria da saúde de nosso município. Com a presença da Senhora Cassiana Maria Marin Krebs presidente do Conselho Municipal de Saúde, do Prefeito em exercício Sr. Milton Atêmio Lottermann, do Vereador Alcion de Souza Ourique, representando a Câmara de Vereadores, a Sra. Janine Ribeiro de Assunção Secretária de Administração, Sra. Grassiele Taborda Sasso Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Sr. Sergio Lima Secretário Munic. de Agricultura, Marília Miguel, Sra. Marília Miguel Silva Klug, gerente da SICREDI de Garruchos, representantes da Sociedade Civil Organizada, Conselheiros e Profissionais da Saúde, e população local, tanto do interior como da área urbana, foi declarada aberta a V Conferência Municipal de Saúde de Garruchos pela presidente do Conselho. Foi dado início aos trabalhos através do tema “Democracia e Saúde”  ministrado pelo farmacêutico do município, Sr. Ronaldo Graizick, onde proferiu uma importante reflexão sobre o serviço da saúde, os direitos e deveres dos cidadãos, bem como, uma breve história das conquistas pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Destacou ainda a equidade, respeito pelo “diferente” e a valorização da pessoa mais necessitada, quanto à utilização dos serviços públicos. Também enfatizou a importância do Conselho Municipal de Saúde, seu papel desenvolvido e a necessidade de participação da população junto a este órgão, salientando a necessidade de cuidar da saúde, educar e proteger nossos semelhantes, preservar o patrimônio público e social do município. Já nos estudos dos eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS, em grupos, elaboraram propostas que indicaram as angústias, anseios e desejos que buscam alcançar por meio desta conferência, as quais foram votadas e aprovadas pelos delegados presentes. Nesta ocasião foram escolhidos os delegados para representar Garruchos na Conferência Estadual da Saúde, nos dias 24 a 26 de maio de 2019 em Porto Alegre, sendo eles a Sra. Cassiana Maria Marin Krebs – Emater/RS ASCAR e Ana Ligia Dorneles representado Entidade Civil e usuários, e representado os profissionais da saúde a Sra. Izabel Cristina dos Santos Silva e Taciane Kleinubing Schmitz. Nesta oportunidade a gerente do Sicredi Marília Klug, nos trouxe algumas expectativas de trabalho para o município e como está o andamento quanto à seleção dos funcionários para nova Agência, chegando a mais de 150 inscritos. Em reconhecimento ao sucesso do evento, Cassiana Krebs responsabilizou a maneira que foi mobilizada a população e organizado o encontro, atribuindo isto aos conselheiros municipais da saúde, profissionais e agentes de saúde, agentes de endemias e demais parceiros da Sociedade Civil Organizada, que realizaram essa tarefa com muito êxito, demonstrado no sucesso de público, quanto ao andamento dos trabalhos e as propostas apresentadas. Por João Luiz A. de Aguiar - Fotos acervo Prefeitura de Garruchos.