Cultura - Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

Rota Turística do Caminho das Missões é oficializada no Rio Hrande do Sul

Rota Turística

Rota Turística do Caminho das Missões é oficializada no Rio Hrande do Sul

A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, foi oficializada na quarta-feira (10) com a sanção da Lei 14.838/2024. A iniciativa, originada no projeto de lei PL 570/2022 da Câmara dos Deputados e aprovada pelo Senado em março, visa fomentar o turismo cultural, rural, histórico, religioso e científico na região.

Abrangendo 26 municípios, incluindo São Miguel das Missões, Santo Ângelo, São Borja e São Luiz Gonzaga, a Rota do Caminho das Missões valoriza o rico legado cultural e histórico das Missões Jesuíticas. A região abriga diversos locais considerados patrimônios históricos e culturais, como as ruínas das missões jesuíticas, museus, igrejas e sítios arqueológicos.

A lei garante apoio governamental para a estruturação, gestão e promoção da Rota, impulsionando o desenvolvimento do turismo regional. Isso inclui investimentos em infraestrutura, qualificação profissional e divulgação dos atrativos turísticos da região.

Reconhecimento internacional: A Rota do Caminho das Missões também ganhou destaque internacional com a inclusão em um roteiro de turismo jesuítico da Opera Romana Pellegrinaggi (ORP), a maior operadora de turismo religioso do mundo. O roteiro, que abrange Brasil, Paraguai e Argentina, oferece aos viajantes uma experiência única que combina fé, cultura e história em um cenário natural exuberante.

A oficialização da Rota Turística do Caminho das Missões representa um marco importante para o desenvolvimento regional do Rio Grande do Sul. A iniciativa abre portas para o crescimento do turismo, impulsionando a economia local e gerando renda para as comunidades. A Rota também contribui para a preservação do patrimônio histórico e cultural das Missões Jesuíticas, assegurando que essa importante herança seja transmitida para as futuras gerações.